quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

JOGOS ESCOLARES 2022

 Esportes na Escola

A cada ano os esportes veem revolucionando as escolas do país. A preocupação no ensino vem crescendo e uma maneira de incentivo aos alunos é buscar o desenvolvimento e o incentivo por meio do esporte. Por isso, a importância do esporte na educação. Confirmada pela Resolução 2 CNE/CEB(2001) que Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica no Art. 4º

[...] Como modalidade da Educação Básica, a educação especial considerará as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos de modo a assegurar:
I-a dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social;

II-a busca da identidade própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização das suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem, como base para a constituição e ampliação de valores, atitudes, conhecimentos, habilidades e competências;
III-o desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.(p.01)]

A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.

O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social.
O campo pedagógico do Esporte é um campo aberto para a exploração de novos sentidos/significados, ou seja, permite que sejam explorados pela ação dos educandos envolvidos nas diferentes situações. Além de ampliar o campo experimental do indivíduo, desenvolve obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social. Segundo Veiga (2005, p. 191), as relações educativas que ocorrem no cotidiano escolar são amplas, complexas e em permanente construção
/reconstrução. No entanto, qualquer mudança construída em um dado momento de forma coletiva são ingredientes necessários para que haja uma transformação comprometida.
De acordo com Oliveira, o esporte na escola merece destaque nas
referências sofre influências da tendência tecnicista: “[...] As influências tecnicistas
fazem com que a atividade do jogo esteja sistematicamente voltada para o
desempenho e para os resultados de alto rendimento” (1986, p. 77).
Gonçalves (1994) faz menções a respeito das atitudes dos profissionais
educadores e em específico da disciplina de Educação Física, que referenciam a aplicação das técnicas das modalidades nas práticas desportivas considera:
O professor ao procurar que o aluno desenvolva habilidades técnicas e desportivas, deve ter sempre presente à unidade da expressão corporal: a intrínseca ligação da execução do gesto e do desempenho no esporte com a realidade existencial do aluno - temores, bloqueios, aspirações, fantasias, formas de se relacionar com outros (GONÇALVES ,1994, p. 163).
Freire (1991) afirma que os professores deveriam analisar sua postura com o desenvolvimento das características humanas. Pelo contrário da tentativa de tentar eliminar o caráter competitivo dos jogos e deveriam procurar o entendimento e utilizar na valorização das relações humanas, ao mencionar“Creio ser mais educativo reconhecer a importância do vencido e do vencedor do que nunca competir” (FREIRE, 1991, p.153).
De acordo com os autores Bracht & Almeida (2003), ao fortalecer o discurso que seria a retomada da ideia como a pirâmide esportiva, “[...]
subordinando, mais uma vez, o desporto escolar àquilo que é de interesse do esporte de alto rendimento. [..]. Em outras palavras, a subordinação da Educação Física está direcionada à política esportiva” (p. 94)

A Constituição Federal estabelece, em seu art. 217, como direito de todos e dever do Estado, o fomento da prática desportiva em seus mais diversos aspectos.

Assim, desde a sua prática no âmbito escolar, até o desporto de alto rendimento, passando pelo exercício esportivo como forma de lazer, todos os segmentos do setor carecem e necessitam de contínua atenção e impulsionamento por parte do Estado.

Nesse sentido, merece especial destaque a realização, na Escola Dona Antônia Lindalva de Morais, depois de um longo intervalo, sem a promoção do evento, de mais uma edição dos Jogos Escolares Interclasse, os quais contarão com a participação de mais de todos os estudantes na disputa de várias modalidades.

O incremento do desporto educacional mostra-se essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Como já frisamos nessa coluna, em outras oportunidades, através da prática desportiva, auxiliamos a construção da personalidade de nossos jovens. Isto porque, no exercício regular do esporte, os jovens começam a se familiarizar com os nobres valores de respeito às regras, de respeito aos superiores hierárquicos, da necessidade de planejamento e estratégia para atendimento de metas, entre outros conceitos que hão de nortear toda a sua vida civil posterior, em qualquer área em que esses resolvam atuar.

Em síntese, praticando de forma despretensiosa uma modalidade desportiva, o jovem acaba moldando a sua personalidade, assimilando conceitos e valores que tendem a acompanhá-lo, de forma positiva, durante toda a vida adulta.











































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