A mulher negra brasileira vem assumindo ao longo da história de nosso país inúmeras lutas, cada uma delas se impõem como uma forma de enfrentamento contra a opressão, contra a marginalização, são muitas as práticas de poder que procuram impedir sua ascensão como protagonistas da história do país. Desde o século XIX essas mulheres se colocaram como força ativa e transformadora da sociedade, são elas que ao se engajarem nas lutas sociais erigem uma nação democrática e mais justa.
Na Semana da Consciência Negra do ano de 2020 precisamos mais do que nunca lembras do protagonismo das mulheres negras que se insurgiram contra o escravização das pessoas negras, contra o racismo do Brasil no Pós-abolição, contra as políticas segregacionistas do estado brasileiro.
Mulheres que partilhando dos ideias de justiça, igualdade e de que todos são irmãos, propuseram um novo modelo de sociedade e criaram através de suas falas e práticas a esperança de um país melhor. Assim são as duas educadoras negras que dirigiram a E.E.M.Dona Antônia Lindalva de Morais nos últimos oito anos, Neininha (2005-2013) Ana Nunes (2013-). Duas mulheres que assumiram a missão de educar os jovens da cidade de Milagres, que foram nomes marcantes no processo educativo da Escola Lindalva de Morais. Duas grandes lideranças negras do município de Milagres, que compreendem ser necessário educar para transformar a sociedade
Nesta Semana da Consciência Negra quero parabenizar essas duas educadoras que muito contribuíram e contribuem com a nossa querida Escola Estadual e para o sucesso dos nossos jovens.




Nenhum comentário:
Postar um comentário