quinta-feira, 19 de novembro de 2020

OUTRAS SEMANAS DA CONCIÊNCIA NEGRA NO ESTADUAL - RETROSPECTIVA

 

Os Pretinhos de Congos se apresentam na Escola Lindalva de Morais, Mestre Doca Zacarias ensinando seus saberes ancestrais para a Juventude Negra do estadual.

Momento maravilhoso em 2014 quando os Congos de Milagres receberam homenagens da nossa Escola Lindalva de Morais por seu maravilhoso papel de educar através dos saberes ancestrais.
Meninos e meninas do Congo de Mestre Doca Zacarias em momento de alegria e homenagens no Estadual. Temos orgulho de ser uma escola inclusiva e de problematizar a educação antirracista.
Os Conguinhos de Milagres mostram com  orgulho suas vivências negras, sua cultura e sua história de lutas e memórias do povo negro do Vale do Riacho dos Porcos.
Nós somos apenas espectadores esses Congos são os protagonistas da vastíssima história afro-brasileira em Milagres.
Apresentação dos Congos de Milagres em 2014 na E.E.M. Dona Antônia Lindalva de Morais
Fazendo todo o Ritual de Coroação dos Congos, Mestre Doca Zacarias educa nossos alunos a assumirem sua ancestralidade e sua  negritude profunda.
Todos os Mestres da Cultura são educadores e a Escola Lindalva de Morais compreende MESTRE DOCA ZACARIAS como educador dos próprios educadores da escola.
Toda a Escola Lindalva de Morais se emocionou com esse momento no dia 19 de novembro de 2014, foi um dos grandes momentos para nossa africanidade do estadual.
O MESTRE DOCA ZACARIAS na sua função de educador, toma a palavra e educa uma escola inteira, esse é o verdadeiro educador ancestral!
Alunos da escola apresentam dança africana na Semana da Consciência Negra de 2015, mais uma homenagem as africanidades milagrenses.


Manter viva as raízes ancestrais africanas, criar uma prática educacional antirracista, esse é o papel da escola, o Estadual sempre na vanguarda das políticas públicas.


A professora mestra Lourdinha Gonçalves apresentando Mestre Doca Zacarias e seus Pretinhos de Congo aos alunos.



Mais um ano com Mestre Doca Zacarias na escola, em 2016, pensando com as africanidades as identidades afromilagrenses.
Mestre Doca Zacarias o príncipe do Reinado de Congo, homenagens não esgotam os favores que devemos a este rei africano.


Tradicional Feijoada do 20 de novembro no estadual, porque a história também é cheiro e sabores.


Cultivando a história e a memória afetiva dos sabores africanos na nossa tradicional feijoada, cozinha maravilhosa da negra Corrinha de Seu Vicente, educando pelo paladar e pelo olfato, ensinando história com seu delicioso tempero africano.




Compartilhando saberes e sabores africanos, todo mundo aprendendo com nossa deliciosa e tradicional feijoada de 20 de novembro, aprendem os alunos e aprendem os professores.


FESTA DE ANIVERSÁRIO DE MESTRE DOCA ZACARIAS, COMEMORANDO SEUS 85 ANOS COM OS ALUNOS DA ESCOLA LINDALVA DE MORAIS, FOI UMA TARDE MARAVILHOSA DE INSACIÁVEL APRENDIZADO!


Carlos César Pereira de Sousa



Nenhum comentário:

Postar um comentário