quarta-feira, 18 de novembro de 2020

MEU POVO PRETO DO ESTADUAL, MAIS UMA VITÓRIA DA NOSSA CAUSA POR UMA ESCOLA E UMA SOCIEDADE ANTIRRACISTA

 

Cinco projetos para trabalhar a Consciência Negra na escola





Estudantes do município de Milagres (CE) criam  projeto “Juventude Negra: Movendo Estruturas” para discutir o genocídio da população negra e exaltar a cultura afro-brasileira

No dia 20 de novembro, celebra-se o Dia Nacional da Consciência Negra. Marcada pela morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra contra a escravidão, a data ressalta a importância da luta contra a discriminação racial e, também, da reflexão sobre os lugares ocupados pelas pessoas negras em nossa sociedade.

Por isso, o programa Criativos da Escola apresenta cinco projetos inspiradores de alunos do ensino fundamental e médio estão combatendo o racismo, valorizando a cultura negra e contribuindo com ações antirracistas na prática.

Um desses projetos foi protagonizado por um grupo de estudantes do 2° e 3° ano do ensino médio da Escola Municipal Dona Antônia Lindalva de Morais, do município de Milagres (CE). Ao refletirem sobre o aumento constante da violência contra a população negra no Brasil, os adolescentes criaram a iniciativa Juventude Negra: Movendo Estruturas. O projeto recebeu menção honrosa na quinta edição do Desafio Criativos da Escola.

Durante as aulas de Formação para a Cidadania, os estudantes foram incentivados a debaterem sobre o crescimento do racismo e da violência contra o jovem negro e a mulher negra no Brasil.  Foi aí que nasceu a iniciativa.

O grupo refletiu sobre a condição das pessoas negras no país e passou a fazer uma pesquisa mais aprofundada das bibliografias que discutem sobre a população afro-brasileira.

Depois das leituras, os alunos aplicaram um questionário para compreenderem a diversidade étnica na escola e também, para conhecerem quem eram estudantes negros da instituição. A partir disso, os alunos passaram a desenvolver uma série de ações que abordavam a cultura, a história e a realidade negra do Brasil.


Estudantes do projeto Juventude Negra: Movendo Estruturas em ação de valorização da cultura negra – Foto: Divulgação

Entre elas, estavam o seminário “Vidas Negras Importam!”, a oficina de direitos humanos “Todos os mortos eram bandidos: genocídio ou extermínio do povo negro no Brasil?”.  E, por fim,  realizaram o café filosófico “Somos muitos, somos milhões, somos aqueles silenciados: o que é cidadania negra no Brasil?”. 

A iniciativa ajudou os alunos negros a assumirem suas identidades, reconhecendo-se e admirando-se. A escola passou a incluir conteúdos sobre a História da Cultura Afro-brasileira e Africana em todas as disciplinas, conforme determina a Lei Federal 10.639/2003

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Alunos apresentam trabalho sobre Angola – Foto: Divulgação

 

Confira abaixo, mais mais quatro projetos criados por alunos que tratam da valorização da cultura negra  e do combate ao racismo.

As iniciativas também foram destaques na última edição do Desafio Criativos da Escola:

A Comunidade Quilombola de Opalma em Pauta: estudantes do município de Cachoeira (BA) se incomodam com a falta de notícias sobre a realidade do Quilombo de Opalma. Para mudar essa situação, criam uma ferramenta online para compartilhar acontecimentos da região com a população. 


Estudantes do projeto A Comunidade Quilombola de Opalma em Pauta – Foto: Divulgação

Potere: O lugar da mulher negra no Colégio Pedro II: estudantes da cidade do Rio de Janeiro (RJ) registram o dia a dia das mulheres negras da escola, por meio de processos artísticos audiovisuais. Iniciativa nasceu depois de uma série de debates sobre racismo estrutural e as desigualdades de gênero na escola.


Estudantes do projeto Potere falam sobre a mulher negra – Foto: Divulgação

Mais Amor Menos Guerra: estudantes de São Bernardo do Campo (SP) realizam atividades de contação de histórias em creches e oficinas de bonecas negras Abayomi para abordar a diversidade racial e a importância do respeito. Iniciativa tem como objetivo combater a violência e propagar o amor no território em que vivem.

Afroativos: solte o cabelo, prenda o preconceito: ao perceberem o desconforto de crianças negras com o seu cabelo, alunos da cidade de Porto Alegre (RS) passam a refletir sobre a intolerância, o preconceito e o racismo. Para mudar este cenário, eles decidem promover oficinas, formações e palestras sobre educação antirracista na escola. 


Afroativos: solte o cabelo, prenda o preconceito – Foto: Divulgação

Em 12 de novembro, 2020   /   Notícias   /   Deixe um comentário

 

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